Internet Segura

Na semana de 22 a 26 de fevereiro, as turmas de 7.º e 8.º anos assistiram a uma ação de sensibilização sobre Segurança na Internet, promovida e dinamizada pela Biblioteca, tendo sido orador o professor Adelino Amaral, na qualidade de docente da equipa educativa.

Internet segura

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem, nas últimas décadas, operado uma profunda alteração na forma como as pessoas se relacionam, como aprendem, trabalham e ocupam os tempos livres.

A Internet, não sendo inerentemente boa ou má, é uma ferramenta poderosa, global e de fácil acesso. No entanto, como acontece com qualquer ferramenta poderosa, há o risco de ser utilizada para fins maliciosos e mesmo criminosos. Os mais jovens naturalmente confiantes, curiosos e ansiosos por explorar este mundo novo e as possibilidades de relacionamento por ele proporcionados, são por vezes arrastados para utilizações menos consentâneas com a sua idade e o seu perfil psicológico e social. Porém, a existência de riscos e malefícios na Internet não deve ser dissuasora da sua utilização. A atitude mais adequada é esclarecer para prevenir e mitigar situações de risco.

Esta atividade tinha como objetivo alertar os alunos para os potenciais perigos da Internet, para riscos como o cyberbulling, burlas ou criminalidade e apontar medidas de prevenção no uso da mesma.

As sessões permitiram uma maior sensibilização dos jovens para os riscos inerentes à utilização da Internet; a divulgação de medidas de prevenção, proteção e denúncia de situações de risco; a promoção de uma cidadania digital responsável e respeitadora dos direitos de autor e um incentivo ao espírito crítico no tratamento da informação disponível na Internet.

Internet segura

Desta forma foi possível alertar para os perigos decorrentes da incorreta utilização da Internet e informar sobre boas práticas, almejando que mais conhecimento sobre esta temática contribua para uma Rede mais segura para a comunidade de utilizadores.

A ação foi avaliada por 170 participantes de forma bastante positiva, como atesta os resultados apurados na Ficha de Avaliação, Grau de Satisfação:

  • Satisfaz – 8;
  • Bom – 31;
  • Muito Bom – 60;
  • Excelente – 67

Não se registou qualquer resposta para o parâmetro Não Satisfaz.

Não responderam a este parâmetro 4 participantes.

As sessões foram dinamizadas de forma interativa: momento motivacional, de apresentação/reflexão em torno dos conteúdos, debate e esclarecimento de dúvidas.

Internet seguraDefendemos  Informar para prevenir e conhecer para proteger.

Adicionar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *